-
Arquitetos: Cristián Romero Valente
- Área: 621 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre
-
Fabricantes: Artepal, Coggiola Mármoles, Gorenje, Italinnea, Porcelanosa Grupo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa LC encontra-se no setor leste da cidade de Santiago. O lote se caracteriza por uma suave inclinação sobre a qual se implanta a casa, que fica a uma altura acima da cota da rua. Aproveitando esta condição do terreno, se construiu um estacionamento subterrâneo, o qual coincide com a via pública. O acesso à entrada da casa se dá através de uma escada que começa na via pública e faz um percurso ascendente até chegar ao acesso principal.
Para dar importância à entrada da casa recorre-se a uma subtração do volume superior que coincide com a entrada, a qual permite demarcar o céu, dando passagem à luz natural. A casa é definida por volumes simples sobrepostos. O sólido da fachada que confronta a rua é projetado para dar privacidade e intimidade. Estas paredes, por sua vez, estão orientadas de forma a gerar sombras e manter a casa fresca.
A outra frente, por sua vez, deixa contemplar uma vista aberta para a Cordilheira dos Andes através de grandes aberturas. O volume superior da casa se destaca levemente por todos seus perímetros, permitindo entradas de luz zenital ao interior e exterior da casa. No primeiro pavimento da casa estão vinculados o hall, sala de estar e um pátio interno de pé direito duplo, além de claraboias que potencializam uma atmosfera luminosa.
A parte leste se constitui da área de sala de jantar, cozinha, terraço e piscina, enquanto a ala oeste contém os dormitórios, tanto no primeiro quanto segundo pavimentos. Todos esses espaços estão orientados para norte. O material utilizado para a construção da casa foi o concreto armado, sendo o subsolo e o primeiro pavimento com concreto aparente, enquanto o segundo nível foi pintado de branco para potencializar a luz interna da casa e sua relação com o entorno da cordilheira.